Select Page

No ano de 2013, nós do Projeto_ENTRE, após a realização das ações do projeto ENTRE_Lugares, entendemos ter, na rede de residências artísticas que então ocupava os teatros municipais, os parceiros mais que perfeitos para um novo empreendimento.

A ideia era fazer do ENTRE_Lugares um formato mais perene de intercâmbio, de busca de novas parcerias e horizontes criativos, que trouxesse trabalhos importantes ao Rio de Janeiro e, também, através da criação de novas redes, levasse produções cariocas para fora da cidade e do país. Nasceu então, do realinhamento de ideias, do pensamento plural e do esforço comum dessas residências, o Festival dois pontos.

ÁGORA, CÂMBIO, Projeto_ENTRE, NO LUGAR, Os Ciclomáticos e VEM! criaram programas de espetáculos de teatro, dança e música, com artistas brasileiros, portugueses e argentinos, em duas edições:

– Em 2013, por ocasião das comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, nossa parceria aconteceu com Portugal;

– Em 2015, foi a vez de conversarmos com os nossos hermanos: buscamos na Argentina a cena contemporânea mais atuante e dinâmica.

Desde a sua criação, portanto, este Festival tem um foco: entendemos que a melhor distância entre dois pontos é uma rede. Tanto no Rio – trabalhando com a rede das seis ocupações simultaneamente, interligando seus espaços e equipes de trabalho -, quanto nas cidades com as quais nos conectamos, foi através da colaboração, e da união de ideias, esforços e recursos que pudemos concretizar duas grandes edições, envolvendo artistas e produtores culturais de dois continentes, e trazendo à rede uma programação de excelência.

Para mais informações:

http://www.doispontos.art.br/

http://trecoproducoes.wixsite.com/dois-pontos-2013