Paisagem Nua

A Moda é uma paródia colorida do cadáver

Walter Benjamin

Projeto de colaboração entre os artistas Joelson Gusson, Thereza Rocha, Bel Garcia e Luciana Fróes, Paisagem Nua é um espetáculo/performance ou ainda um estudo estético que reúne dois temas aparentemente díspares: Moda e Morte.

Apresenta ao público brasileiro a obra do célebre fotógrafo e editor de moda japonês Izima Kaoru, tomando a série Landscapes with a corpse como motivo para composição do espetáculo. Nas fotos, cenas hiper-realistas simulam as mortes de irresistíveis top models trajando peças de grifes famosas, sob belíssima composição. Crueza e beleza associam-se tornando a morte um evento estético alegórico em um contumaz retrato paradoxal da cultura contemporânea onde a moda ficcionaliza o que ainda não existe e só existe porque ela, como moda, vai sumir. Ela muda tão rapidamente que faz cócegas na morte. Por isso a moda é uma paródia colorida do cadáver (Walter Benjamin): ótima metáfora dos modos como lidamos com a morte ao mesmo tempo sacralizada e banalizada no constante espetáculo midiático atual. Em um palco/passarela, Paisagem Nua conjuga a encenação teatral e o teatro da moda, a ficção e a realidade, o aberto da paisagem e o close da imagem como acontece nas fotografias que o inspiram.

 

Das obras de Kaoru interessam a potência aguda da beleza na imagem da morte e o atrito entre tempo real e mediação, acontecimento e simulação, como motivos para composição dessa paisagem em que horror e pilhéria são faces de um mesmo discurso que traz a morte como presença do único modo como ela ainda pode tornar-se visível hoje: como espetáculo.

Paisagem Nua estreou no mês de agosto de 2011 no Mezanino do Espaço Sesc, Rio de Janeiro e cumpriu segunda temporada no ECM Sérgio Porto em maio/junho de 2012.

Ficha Técnica

Argumento Original: Joelson Gusson
Direção: Thereza Rocha e Joelson Gusson
Criação: Joelson Gusson, Bel Garcia, Luciana Fróes e Thereza Rocha
Dramaturgismo: Thereza Rocha
Em Cena: Bel Garcia, Carolina Ferman, Joelson Gusson e Luciana Fróes
Fotografias (gentilmente cedidas):  Izima Kaoru
Paisagem Sonora: Rodrigo Marçal
Luz: Claudio Tammela
Consultoria de Figurino: Joana Lima Silva, Alexandre Holanda e Patricia Muniz
Instalação Cenográfica: Joelson Gusson
Fotografias de Cena: Paula Kossatz
Operação de Video: Luiz Fernando Lopes

CRITICAS

O Globo

paisagem-nua-segundo-caderno-globo

Jornal do Brasil

critica-paisagem-jb