Observatório Constante

conversas / debates / entrevistas / música / espetáculos / filmes / performances

Lei de fomento para as artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro

Debatedores:

Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro
Fernando Libonati – Pequena Central / Sócio Diretor – Instituto Galpão Gamboa / Diretor Artístico – APTR / Colegiado.
Junior Perim – ativista social e realizador de cultura, Coordenador Executivo e Co-Fundador do Circo Crescer e Viver e Diretor da Federación Internacional de Circo (FIC)
Tatiana Richard – Superintendente da Lei de Incentivo à Cultura na Secretaria de Estado de Cultura RJ

Mediação: Adriana Schneider – atriz, diretora de teatro, professora do curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena – ECO/UFRJ e integrante da comissão do Movimento Reage Artista.

Você é nosso convidado para para discutir a atual política cultural da cidade sob o tema Lei de Fomento. A existência da Lei de Fomento em São Paulo, em vários momentos desde sua criação, suscitou aqui na nossa cidade alguns fóruns de debate; entre os mais significativos estão a Operação Fomento e Movimento Reage, Artista!.
Há alguns anos, a principal política pública de fomento para o Rio de Janeiro tem sido o programa de editais, que dependem diretamente da intenção dos governantes para, a cada ano, existirem.
Hoje há, em vários grupos do cenário cultural da cidade, demandas para que aconteçam tanto a reelaboração desta política, como a sua garantia em lei.
Contamos com a sua presença e sua contribuição nessa discussão fundamental para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.