Febre: 18/1- 28/2

jan 18, 2018

De 18 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018

Quinta a segunda das 14h às 21h

Gratuito

Galeria Marcantônio de Villaça 1

Classificação: Livre

Pinturas/desenhos: Claudio Gabriel, Felipe Fernandes e Rafael Prado Texto crítico: Álvaro Seixas
Iluminação: Att & Luz/Rogério Emerson

Classificação: LivreO Espaço Cultural Sérgio Porto recebe a exposição coletiva “Febre”, apresentando obras de pintura e desenho de três artistas, dois cariocas e um porto-velhense, que começam a se destacar no circuito: Claudio Gabriel, Felipe Fernandes e Rafael Prado. Em suas obras fica evidente a relação com certos ideais românticos, simbolistas, expressionistas e surrealistas que dão tons delirantes e aflitivos ao viés figurativo, narrativo e ficcional de seus trabalhos.

Suas obras criam universos ansiosos, inquietos e incongruentes, pautados por intenso gestualismo, densa materialidade pictórica e forte colorismo. Exacerbam a densidade psicológica e existencial expressionista e se associam a determinados artistas do simbolismo do final do século XIX e virada do século XX. Essas referências são amalgamadas ao heroísmo, por vezes trágico, do Neo-Expressionismo, que explodiu nos anos 1980 em centros como Nova York e Berlim.

Neste sentido, os trabalhos de Fernandes, Gabriel e Prado são fundamentais para criar embates com as visões limitadoras acerca da ideia de arte brasileira: suas obras fogem do clichê cultural “tropicalista” para se afirmarem como obras singulares e individuais, de artistas sensíveis a um mundo que produz e reproduz imagens que fazem implodir ou dão novos sentidos a certas tradições e verdades antiquadas do pensamento humano.

 

Realizacao

Patrocínio